O DISCURSO DA PANTERA

O discurso da Pantera reúne seis narrativas protagonizadas por animais antropomórficos que refletem sobre aspectos decisivos da existência, como o propósito da vida, a amizade, a memória e, acima de tudo, a morte. Interligadas entre si, como no grande ciclo da vida, cada história traz personagens em meio a dúvidas e questionamentos filosóficos e existenciais. São narrativas protagonizadas por animais como o estorninho aventureiro que se perde de seu bando durante uma revoada, o bebê elefante que tenta aprender com seu avô a história do mundo e a sábia pantera do título.  

Com cores vibrantes, traços limpos e personagens cheios de complexidade, Jérémie Moreau cria histórias carregadas de simbologia, em uma atmosfera por vezes onírica e fantástica.

Escolha pelo código:
099L24000025LE

Autor: Jérémie Moreau (texto e ilustrações)

Tradutora: Maria Clara Carneiro

Número de páginas: 128

Categoria 2: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Temas: Diálogos com a história e a filosofia

Gênero:
Livros de Histórias em Quadrinhos

Formato do livro: 20,5 X 27,5 cm

Leia um trecho:

na imprensa:

Moreau constrói uma relação quase simbiótica entre o homem e a natureza, mostrando que, mesmo com animais tão distantes da nossa realidade, há sempre um ponto de conexão entre eles e aquilo que está ao nosso redor. Além disso, O Discurso da Pantera parece buscar transmitir uma mensagem de esperança ao fazer o leitor refletir sobre questões essenciais da vida.”

Confira a resenha do site Fora do Plástico

“Seu estilo de ilustração digital, de colorização com gradientes complexos, causa uma certa estranheza a princípio para logo em seguida provocar um estado de maravilhamento em páginas com pouco texto e muitas cores, além de narrativa ousada, com quadros que podem se tornar losangos ou paralelogramos, a depender da narrativa.”

Confira a resenha do jornal O Globo

“Uma narrativa carregada de filosofia e reflexão, com um caráter poético.”

Confira a resenha no canal Central HQs

“… um quadrinho lindo, sensível, empático e tocante. Nós, humanos, temos muito o que aprender sobre os ciclos da vida, a ressignificar o simples e olhar para os detalhes com mais calma.”

Confira a resenha de Babi Kosloff

autor:

Nascido em Champigny-sur-Marne, na França, em 1987, Jérémie Moreau produz quadrinhos desde a infância. Começou a participar do concurso de quadrinhos escolares do Festival de Angoulême aos 8 anos, no qual foi premiado pela primeira vez em 2005, aos 18 anos. Sete anos depois, em 2012 ele ganhou o prêmio de Jovem Talento do festival e, em 2018, venceu o Fauve d’Or, principal distinção do evento, por La Saga de Grimr. O Discurso da Pantera, de 2020, ganhou o Bologna Ragazzi, da tradicional Feira de Bologna, na categoria quadrinhos para jovens adultos, e foi indicado ao grande prêmio da crítica francesa, promovido pela ACBD (associação de críticos de quadrinhos). Ele tem nove livros publicados na França e sete prêmios. O Discurso da Pantera é seu primeiro livro lançado no Brasil. Moreau estudou animação na escola Gobelins, carreira que desenvolve em paralelo aos quadrinhos.

Confira uma entrevista com Jérémie Moreau: